Pesquisa

O Imagina! Laboratório de pesquisa, criação e ação cultural é um desdobramento de seis anos de experimentações e reflexões realizadas no âmbito do Programa de extensão Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual, em atividade desde 2018 no Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC/UFSB). Este programa realiza inúmeras ações culturais no território de abrangência da universidade, com foco na circulação audiovisual e na formação de público. Entre suas principais atividades, destacam-se a promoção de sessões de filmes, mostras temáticas, oficinas e minicursos voltados à capacitação e ao aprimoramento para o trabalho com o audiovisual, festivais estudantis, produção de materiais didáticos em torno de filmes selecionados, além de outras atividades formativas, como debates e rodas de conversas. Grande parte das ações do Programa são realizadas em parceria com a educação básica e com outras instituições, coletivos e agentes culturais. Muitas das reflexões já foram compartilhadas em congressos acadêmicos e publicações, como catálogos e artigos. Em 2022, foi publicado o livro Imagina! Cinema, território e educação (Editora Telha), com dez capítulos, resultado de um arrazoado crítico sobre os primeiros anos de atividade do Programa e suas inúmeras contribuições para o território e para a educação.

O contexto de surgimento deste grupo de pesquisa relaciona-se ao início das atividades do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes-UFSB), em 2024, e visa propiciar espaços de discussão qualificada em torno de questões de pesquisa e de filmografias de interesse, contribuindo para os estudos contemporâneos em Artes. Propõe acolher pesquisadores/as ingressantes no Mestrado, bem como artistas e agentes culturais interessados/as em aprofundar as reflexões teórico-metodológicas de suas práticas. Além disso, a equipe docente proponente deste laboratório já vem contribuindo com pesquisas relacionadas ao audiovisual, especialmente por meio da orientação de discentes do curso de Especialização em Pedagogias das Artes: linguagens artísticas e ação cultural (CFAC/UFSB) e de estudantes de graduação (de diferentes cursos das áreas de Artes, Comunicação e de formação de professores/as) em projetos de final de curso e em planos de atividades atrelados ao programa de extensão. Nesse sentido, o grupo de pesquisa reforça a indissociabilidade entre pesquisa-ensino-extensão.

Além disso, o grupo propõe contribuir para os estudos de Cinema e Audiovisual, a partir de enfoques interseccionais e críticos, em perspectiva decolonial. Reconhecendo a rica trajetória que já vem sendo empreendida pelo Imagina! na UFSB, entendemos que o grupo de pesquisa contribuirá ainda mais para a formas de se fazer, viver e pensar o cinema neste território, com atenção a toda a diversidade de modos pelos quais ele vem se somar à vida cotidiana, valorizando a diversidade de práticas e dinâmicas que envolvem o audiovisual já em andamento na região. 

Em um esforço de devolver à sociedade, como um todo, os conhecimentos produzidos pelas pesquisas acadêmicas, o grupo propõe abrir-se ao diálogo com outros/as artistas e agentes culturais, aliando a reflexão teórica a processos e dinâmicas de ordem prática, contribuindo de forma significativa para a formação de pesquisadores/as, artistas e fazedores/as de cultura do território. Assume-se, de saída, que a universidade deve ser porosa a saberes e fazeres provenientes de outros lugares, muitas vezes não legitimados pelos estudos acadêmicos.

Por seu caráter experimental e engajado no mundo, adota-se a nomenclatura laboratório de pesquisas, expondo também de saída o desejo de que as investigações em andamento tenham um caráter propositivo e criativo, no sentido de inventar novas formas de narrar os trabalhos desenvolvidos, valendo-se do próprio audiovisual enquanto recurso metodológico, quando for o caso. Nesse sentido, o grupo assume-se enquanto um espaço de interlocução contínua, tanto para o trabalho compartilhado quanto para realização de experimentações e aplicações práticas dos conhecimentos produzidos.